Thursday, March 18, 2010

A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO

Quantas e quantas vezes já nos arrependemos das coisas que falamos, da forma como falamos ou das palavras que utilizamos? Em Lucas 6:45, Jesus nos fala que "o homem bom tira o bem do seu coração e o homem mau, tira o mal."
Então, com que temos nos alimentados? Do que temos abastecido o nosso coração? Da Palavra de Deus, da esperança, da fé, da paz? Se forem destas coisas, certamente é isso que teremos para compartilhar e dividir. Caso contrário, se estamos nos deixando contaminar com a ira, com a contenda, com a inveja, com o desânimo, com o ciúmes, são esses os "maus tesouros" que poderemos dividir com aqueles que nos cercam.

Eu tenho duas filhas pequenas, e às vezes a mais velha vem da escola cantando algumas músicas que até me dá arrepios.... Ouvem uma ou duas vezes e aprende com os amiguinhos, e é surpreendente o quanto eles aprendem rápido. Por isso, devemos tomar muito cuidado com tudo que dizemos para as nossas crianças. A forma como as tratamos, os apelidos que chamamos e principalmente o vocabulário que utilizamos. E é fundamental que elas saibam desde cedo que existem palavras bonitas e outras palavras feias, que não devem ser faladas porque não são adequadas ou porque são ofensivas.
Há diversos motivos porque as crianças falam palavrões: ou porque escutam os adultos falando, e mesmo sem saber o significado, acabam repetindo com a mesma intonação; ou porque quando falam as pessoas riem (normalmente crianças mais velhas) e elas acabam querendo fazer graça e ficam repetindo esperando a reação.
Já as mais velhas falam para afrontar ou para fazer parte de um grupo. Você já percebeu como os adolescentes falam "tipo assim" de forma parecida? Bem, esse é o reflexo do convívio, do contato e da identidade que procuram no grupo. Sendo assim, temos que proporcionar à eles um contato diário com a Palavra de Deus, ouvir louvores em nossos carros, não permitir que elas assistam qualquer coisa na TV, saber com quem brincam, do que brincam, o que lêem, etc. Precisamos estar mais atentos... e isso requer tempo, investimento e amor. Nossas crianças merecem isso, não?!

Como ministrar:
Leitura/ Medite nos seguintes versículos: Colossenses 3:8 / Efésios 4:29 / Provérbios 15:4  e Tiago 3

Faça uma roda de conversa, invista um tempo para conhecer um pouco mais cada criança. Pergunte sobre as músicas que ouvem, as piadas que contam, se xingam seus amigos, pais, professores quando estão bravos, se costumam arranjar apelidos pejorativos para as pessoas (o gordo, o feio, o magricela)
Desta forma fica mais fácil ver por onde começar a ministrar.
Distribua a cada uma das crianças um pedaço de papel e um lápis/caneta para que possam escrever algo que elas não gostaram de ouvir, que a deixaram magoadas, ou até mesmo algo que elas foram repreendidas por terem falado. Cada criança irá escrever essa palavra ou frase, dobrar o pedaço de papel, e colocar dentro de um balão de festa bem grande (veja aqui).
Logo em seguida, você vai pedir que cada uma delas escreva 2 ou 3 palavras (cada uma em um papel) ou frase que a tenha edificado, consolado, ajudado e que ela tenha gostado de ouvir.
Agora, você vai grampear cada papel em uma bala e colocar dentro do mesmo balão.

Pergunte qual das situações que elas gostaram mais de recordar. Explique que nós também devemos ter palavras doces para falarmos às pessoas, mas que para isso, precisamos encher o nosso coração e mente com essas palavras. E a medida que for conversando e ministrando, encha o balão e amarre-o, pendurando-o em um local alto da sala (o ideal é que consiga pendurar no teto) Cuidado apenas com o peso, caso tenha muitas balas, para amarrar em um local firme e seguro, ok?  

Depois que pendurar, mostre a eles que o nosso coração fica cheio daquilo que guardamos nele, mas que graças a Deus hoje, podemor ter em nosso coração mais palavras doces do que palavras amargas, porque abastecemos o nosso coração com as palavras doces. E que sempre que formos falar alguma coisa, devemos nos lembrar da maneira como gostamos de ser tratados, para que possamos tratar aos outros também. E que quanto mais enchermos o nosso coração com as coisas do alto, com as coisas de Deus, mais fácil é tirarmos coisas boas das nossas ações e palavras.

Pergunte a todos: quer saber como? E estoure o balão, deixando que caiam as balas e permita que eles peguem as balas. Depois, pergunte: quem quer ficar só com o papel sem a bala? Acredito que ninguém. Ninguém quer palavras amargas. Então, porque encher nosso coração com isso, não é mesmo?
Os papéis sem bala podem ser recolhidos e jogados no lixo. Depois, cada um irá ler o que está escrito na sua bala e compartilhar com o amigo.

Como atividade, podem fazer o fantoche abaixo e decorar com eles o versículo: "a boca fala do que está cheio o coração"
Aqui em baixo fiz um passo a passo. Se ficarem com alguma dúvida de como fazer, é só falar.




 Está pronto, agora é só se divertir!!!
 Se fizerem, por favor, mandem as fotos para eu postar....
Obrigada
Beijinhos a todos.....

Tuesday, March 16, 2010

PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (base bíblica - Lucas 10:25)

Material Necessário
  • 5 copos plásticos (1 para cada personagem: 1 ladrão, 2 homem assaltado, 3 sacerdote, 4 levita, 5 samaritano, 6 hospedeiro) 
  • Canetinha de retroprojetor (preta e vermelha)
  • Garrafa plástica de água pequena (500ml)
  • Caixa de sapato (será a hospedaria)
  • moedinhas de chocolate ou notinhas de papel (para representar dinheiro)
  • Pedaço pequeno de Pano ou gaze 
  • Álcool Gel
  • Band-aid
Primeiro, com a canetinha para retroprojetor desenhe nos copos a cara dos personagens, como na foto (nos caso da minha, não fiz o hospedeiro, mas se você tiver tempo para fazer uma ministração mais extensa, faça para as crianças entenderem.



Da esquerda para a direita: 
1- Ladrão
2- Sacerdote
3 - Levita 
4 - Samaritano
5 - Rapaz que foi ajudado pelo Samaritano

No copo 5 você faz  como no modelo abaixo, mas deixe para colocar as marcas vermelhas 
enquanto conta a história. 


Veja que de um lado ele está feliz e do outro ele está machucado. 


Para contar a história, use o copo do rapaz e coloque no gargalo da garrafa d'água, como se a garrafa fosse um cavalo.  E imite o som do cavalo, pedindo para que as crianças façam o barulho do trote.
Conte que há muito tempo atrás, um homem (tome cuidado de não mostrar a parte em que ele está machucado) viajava por uma estrada montado em seu cavalo, quando de repente foi surpreendido por um ladrão. Coloque um ao lado do outro, simule uma briga , faça o ladrão levar o cavalo do moço e mostre o rapaz todo sujo e arranhado. Nesse momento, conte às crianças que o ladrão levou o cavalo e que bateu tanto no moço que ele quase morreu. (nesse momento, faça com a caneta vermelha as marcas de sangue).
Depois, siga contando a história , falando sobre o sacerdote, o levita e o samaritano. Para cada um que passar na estrada use a mesma garrafa de água do começo e peça que a cada entrada eles façam o barulho do cavalo, batendo com as mãos na perna, e você faça o "pocotó, pocotó, pocotó".
Ande com o cavalo de um lado para o outro, passando pelas crianças, até se deparar com o rapaz machucado e caído. (eu contei a história usando uma mesa de base, enquanto andava pela sala).
Faça o caminho com o sacerdote e com o levita, fazendo comentários como se eles tivessem medo, ou que preferiram ignorar... (explique quem era o sacerdote e quem era o levita, só para que eles entendam que eram pessoas cultas e que conheciam a palavra de Deus)

Bom, quando chegar na parte do samaritano, coloque o pano/ ou gaze molhado com o álcool gel dentro do copo, e o copo sobre a garrafa d'água. Na hora em que ele encontrar com o moço ferido, tire o pano do copo e limpe os ferimentos (cuidado para não remover com o álcool os olhos e a boca, enxugue somente as lágrimas e o ferimento).
Depois, coloque um copo dentro do outro e os dois sobre o cavalo, explicando que o samaritano cuidou dele e em seguida leve-o até a caixa de sapato (que no caso, será a hospedaria).
Se quiser, faça desenhos de janela ou do letreiro, (não reparem no exemplo, está bem tosco, rs.. é só para entenderem a mensagem)
Dentro da caixa, você já deverá ter colocado o hospedeiro. Faça ele descer do cavalo, abrir a porta e colocar o moço ferido lá dentro... 


Depois, mostre que o homem voltou e entregou dinheiro (use as moedas de chocolate ou o dinheirinho de papel) para reforçar o cuidado que o samaritano teve com aquela vida. 
E faça um paralelo com os outros dois personagens, mostrando às crianças que embora eles falassem de Deus e conhecesse a sua palavra, eles não mostraram através de suas atitudes que amavam a Deus.

Fale com as crianças que quando conhecemos a Jesus devemos sempre fazer o bem, repartindo nosso brinquedo com o amigo, que não devemos xingar, brigar ou bater, que devemos sempre respeitar os pais. Que devemos mostrar que amamos a Jesus com as nossas ações, através do nosso comportamento, sem julgar, e que devemos agir da mesma forma que fez o samaritano. Ele parou para ouvir o que tinha acontecido, sem antes apontar o dedo ou ficar imaginando coisas. 
No caso desse homem ferido e caído na estrada, nós poderíamos ter pensado muitas coisas (deixe as crianças falarem), que ele era louco, que ele tinha bebido muito e por isso estava caído, que ele tinha uma doença séria e as pessoas tinham medo de se aproximar dele, etc,  e que quem cumpriu o mandamento foi o homem que demonstrou seu amor, ajudando-o da forma que ele podia, com os recursos que ele tinha. 

Espero que tenham gostado da idéia, as crianças gostaram bastante, foi uma ministração bem divertida. (ministrei para 3 - 6 anos). Os maiores já não curtem muito esse recurso. Com eles, é legal fazer um teatro, pegando as crianças para representarem enquanto conta a história.

Se tiverem alguma dúvida, mandem e.mail ou deixem nos comments.  Fiquem com Deus, uma semana abençoada. 


O BOM SAMARITANO.

Embora tivesse a ministração da Campanha do Sermão da Montanha sobre com o tema: "NÃO JULGAR", fiquei tentando imaginar de que forma poderia passar isso para as crianças.
Quando leio a palavra do bom samaritano, para mim fica muito claro que o samaritano, mesmo sem "títulos" foi realmente um homem que agiu segundo a vontade de Deus, porque para mim, ele cumpriu o mais difícil dos mandamento que é amar ao próximo como a ti mesmo.
Hoje o tema do Jejum é ressureição do AMOR. Um tema que merece ser falado, falado, falado e falado sempre. O amor é a arma mais poderosa que temos. Satanás não conhece o amor.
Em várias passagens a Bíblia fala sobre o amor. Em Coríntios 13 (que é super conhecido), o apóstolo Paulo nos menciona características do amor. O amor é paciente e bondoso, então, quando eu perco a paciência com uma criança, quando eu trato com aspereza um pai, eu não estou exercendo o amor que Deus me pede. E mais, nós devemos amar aos outros não por causa dos nossos sentimentos ou porque as pessoas nos amam também. Mas, nós amamos porque DEUS nos amou primeiro.
Esse amor tem que ser exercido e praticado diariamente. Ele não é simplesmente um sentimento do tipo: eu sinto, eu não sinto. Aquela mãe é bacana, educada, eu a amo. Aquele pai é rude, chega sempre tarde, o filho dele é indisciplinado: eu não o amo.
Se Deus nos mandou amar uns aos outros e suportar uns aos outros em amor, isso é uma ordem, e portanto, possível ser exercida. É fácil?! Certamente que não! Mas deve ser feito. Só assim a igreja será forte e unida, só assim acabarão as fofocas no nosso meio, só assim podemos ter ministérios mais fortes e mais coerência com os ensinamentos do Senhor.
Voltando ao Bom Samaritano (de Lucas 10:25), eu vejo o quanto a palavra de Deus é viva e atual. Hoje, temos muitas pessoas com unção, habilitação, conhecimento da palavra, mas que se esqueceram da essência do evangelho. Que simplesmente ignoram o necessitado porque se consideram em uma condição superior.
Queridos, para nós que trabalhamos com ministério infantil, sabemos das dificuldades e das barreiras que temos para ministrar crianças. Precisamos dedicar tempo e dinheiro para exercer o nosso ministério, preparando aulas, atividades, lembrancinhas, investindo em recursos, livros, cursos para nos aprimorarmos cada dia mais. Mas de que vale tudo isso, se não tivermos amor pelas vidas que cuidamos, se não tivermos mais paciência com as ovelhas mais difíceis, se nos esquecermos do primeiro mandamento?!
Eu posso ter a melhor sala, uma série de DVD's, brinquedos, enfim, posso ter toda a estrutura necessária para que as crianças gostem e queiram ficar na igreja, mas se em sala você ficar com a cara fechada, sem paciência, sem ânimo, sem amor, é melhor pensar novamente no seu chamado.
Lembre-se que somos pastores de crianças e que a nossa missão é permitir que cada um deles se aproximem de Jesus, e que o nosso amor a Deus e pelas vidas sejam as maiores marcas do nosso ministério. Antes de julgar, comece a amar. Pense nisso!!

Um grande abraço, fiquem com Deus
(Na sequência vou postar as fotos com os recursos para ministração da Parábola do Bom Samaritano)

Sunday, March 14, 2010

EXCLUSIVO PELO BLOG

Olá pessoal, às vezes acho que são poucas as pessoas que acessam o blog, e tenho a impressão de ficar falando sozinha, rs... (já falei isso uns dias atrás, acho que estou carente, rs).
Mas, para os queridos leitores que prestigiam essa página, vou postar algumas atividades exclusivas da Campanha do Sermão da Montanha de março.

Quem desejar ter a campanha completa mande um e.mail para karengrace.flickr@gmail.com, com o título Sermão da Montanha. Mandarei a campanha somente para os que me enviarem e.mail, ok? não vale deixar nos comments... e as atividades, vocês poderão fazer o download semanalmente por aqui.
Só um pretexto para me visitarem mais vezes...
Tenham uma semana abençoada!!!

Beijinhos