Tuesday, March 16, 2010

O BOM SAMARITANO.

Embora tivesse a ministração da Campanha do Sermão da Montanha sobre com o tema: "NÃO JULGAR", fiquei tentando imaginar de que forma poderia passar isso para as crianças.
Quando leio a palavra do bom samaritano, para mim fica muito claro que o samaritano, mesmo sem "títulos" foi realmente um homem que agiu segundo a vontade de Deus, porque para mim, ele cumpriu o mais difícil dos mandamento que é amar ao próximo como a ti mesmo.
Hoje o tema do Jejum é ressureição do AMOR. Um tema que merece ser falado, falado, falado e falado sempre. O amor é a arma mais poderosa que temos. Satanás não conhece o amor.
Em várias passagens a Bíblia fala sobre o amor. Em Coríntios 13 (que é super conhecido), o apóstolo Paulo nos menciona características do amor. O amor é paciente e bondoso, então, quando eu perco a paciência com uma criança, quando eu trato com aspereza um pai, eu não estou exercendo o amor que Deus me pede. E mais, nós devemos amar aos outros não por causa dos nossos sentimentos ou porque as pessoas nos amam também. Mas, nós amamos porque DEUS nos amou primeiro.
Esse amor tem que ser exercido e praticado diariamente. Ele não é simplesmente um sentimento do tipo: eu sinto, eu não sinto. Aquela mãe é bacana, educada, eu a amo. Aquele pai é rude, chega sempre tarde, o filho dele é indisciplinado: eu não o amo.
Se Deus nos mandou amar uns aos outros e suportar uns aos outros em amor, isso é uma ordem, e portanto, possível ser exercida. É fácil?! Certamente que não! Mas deve ser feito. Só assim a igreja será forte e unida, só assim acabarão as fofocas no nosso meio, só assim podemos ter ministérios mais fortes e mais coerência com os ensinamentos do Senhor.
Voltando ao Bom Samaritano (de Lucas 10:25), eu vejo o quanto a palavra de Deus é viva e atual. Hoje, temos muitas pessoas com unção, habilitação, conhecimento da palavra, mas que se esqueceram da essência do evangelho. Que simplesmente ignoram o necessitado porque se consideram em uma condição superior.
Queridos, para nós que trabalhamos com ministério infantil, sabemos das dificuldades e das barreiras que temos para ministrar crianças. Precisamos dedicar tempo e dinheiro para exercer o nosso ministério, preparando aulas, atividades, lembrancinhas, investindo em recursos, livros, cursos para nos aprimorarmos cada dia mais. Mas de que vale tudo isso, se não tivermos amor pelas vidas que cuidamos, se não tivermos mais paciência com as ovelhas mais difíceis, se nos esquecermos do primeiro mandamento?!
Eu posso ter a melhor sala, uma série de DVD's, brinquedos, enfim, posso ter toda a estrutura necessária para que as crianças gostem e queiram ficar na igreja, mas se em sala você ficar com a cara fechada, sem paciência, sem ânimo, sem amor, é melhor pensar novamente no seu chamado.
Lembre-se que somos pastores de crianças e que a nossa missão é permitir que cada um deles se aproximem de Jesus, e que o nosso amor a Deus e pelas vidas sejam as maiores marcas do nosso ministério. Antes de julgar, comece a amar. Pense nisso!!

Um grande abraço, fiquem com Deus
(Na sequência vou postar as fotos com os recursos para ministração da Parábola do Bom Samaritano)

No comments: