Friday, July 08, 2011

Crianças e Férias - dicas e idéias

Dica 2: Massa de modelar
 O dia inteiro na frente da TV não dá, não é? Então, que tal inventar moda com os pequenos.
Aqui vão algumas idéias tiradas de sites e mais algumas "invencionices" que já testei e deram certo.
"Não basta ser pai (ou mãe) tem que participar..."

Pode ser massinha comprada, biscuit, argila, ou massinha de farinha feita em casa. Vale tudo, mas o importante mesmo é soltar a imaginação e colocar a mão na massa.

Presépio de Massinha retirado daqui
Dá para fazer o que sua imaginação mandar.
Bichinhos, bonecos, monstros, comidinhas, e muito mais.
Veja que fantástico o trabalho desta ilustradora... tudo com massinha. Não é demais ?! Apaixonei!






Já dei a receita da massinha aqui no blog, mas segue novamente para facilitar:
Vamos aos ingredientes:


1 xícara farinha de trigo
½ xícara sal
½ xícara água
¼ xícara vinagre
¼ xícara guache.

E ao modo de fazer:
Misture a farinha de trigo com o sal. Aos poucos, vá acrescentando a água e o vinagre. Por último, acrescente a tinta guache. Se preferir, divida a receita ao meio e use duas cores de tinta guache, uma para cada porção de massa. Não se esqueça que ao dividir a receita ao meio, a quantidade de tinta também deve ser proporcional. Amasse tudo muito bem, até obter uma massa lisa.


Com paciência e os instrumentos certos, dá para fazer muita coisa legal. Olha essa idéia.
Desenhar com massinha. Retirada deste blog:


E para quem não tem idéia por onde começar a Editora Girassol tem uma coleção de livros que já vem com a massinha e as ilustrações passo a passo. Livros muito interessantes.

 
 
Um beijo a todos, até  a próxima....

Wednesday, July 06, 2011

Crianças e Férias - dicas e idéias

Antes que você enlouqueça, queria dar algumas dicas para ajudá-los nas férias. Como eu sempre digo: "Crianças de férias, trabalho dobrado", ainda mais se a sua rotina permanece a mesma, ou seja, só os pequenos estão curtindo as férias.
Primeira dica: programe-se. Ok, confesso que também estou tentado e às vezes nos perdemos no meio de tanta energia.
Se o seu caso não é filhos em casa, mas crianças na igreja, a situação não é muito diferente.
Então, tentarei propor algumas coisas gostosas, fáceis e baratas para passar o tempo com eles e porquê não, se divertir também. Afinal, não é só o trabalho sujo que precisa ficar com a gente, não é mesmo?

Dica 1: Culinária



Que turminha que não gosta de colocar a mão na massa?
Pois aqui vai uma receita muuuito fácil, rápida e gostosa para preparar em casa.
Detalhe: o tempo de cozimento varia de 3 a 5 minutos no microondas (de acordo com algumas receitas que encontrei). Não é ótimo para controlar a ansiedade da turminha?

Esta receita foi tirada do site:http://deliriosdevidrinhos.wordpress.com/tag/delirios-fast-food/ mas há variações. Veja qual se encaixa melhor no seu paladar e aproveite.
O melhor, é que as crianças podem acrescentar os ingredientes e misturar, porque nada vai no fogo e não tem muita ciência; depois, separe confeitos para as crianças decorarem. Elas vão adorar ajudar!!

Vocês podem incrementar o bolo colocando coberturas, recheios, sorvetes, enfeitando e cortando no meio para fazer mini bolinhos. Criatividade e mão na massa!


Bolo de caneca chocolate


Ingredientes


- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar

Modo de preparo:

Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo; acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais; coloque a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar a massa. Por fim, leve durante três minutos no microondas na potência máxima.

Na hora de fazer o bolo usar a medida da colher sempre rasa, a caneca deve ter no mínimo capacidade para 300 ml, para desenformar unte outra caneca com um pouquinho de óleo (mas isso deve ser feito com muito cuidado, de preferência quando o bolo já tenha esfriado um pouco,), se quiser deixe ele na própria caneca. Caso sua receita acabe rendendo muito, divida em duas canecas.

A cobertura vocês podem escolher a predileta, vou deixar a minha aqui:

- 1 copo americano de leite (colocar leite até aquela marquinha do copo)
- Achocolatado (costumo colocar uma quantidade que deixe o leite mais escuro possível… chocólatra assumida!)
- Metade de uma colher de chá de manteiga ou margarina.

Leva-se essa mistura ao fogo e esquece… Na verdade eu deixo o leite subir como se fosse doce de leite até ficar num ponto em que ele começa a engrossar, ajuda deixar uma colher grande dentro para que o leite não derrame (parece bastante com a cobertura de bolo de cenoura, mas realmente fica diferente, se você puder usar ovomaltine, só melhora).

Amanhã tem mais dicas.
Bjos a todos, fiquem com Deus!
Boa noite.

Tuesday, July 05, 2011

"PAI, COMEÇA O COMEÇO!"

Vou tentar fazer um combinado de postar pelo menos 2 vezes na semana, já que as férias estão chegando e todos tem que arrnajar planos e novas idéias para distrair os pequenos.

Recebi um e.mail lindo, mas não mandaram o nome do autor do texto. Então, se alguém souber, me avise para colocar os direitos, ok? Tenham uma ótima terça-feira!



  "PAI, COMEÇA O COMEÇO!"

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os
problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades
financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.


 Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia  para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a
Deus, meu Pai do céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.


Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: "Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.
        
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estaremos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no
         Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso:
                                    "Pai, começa o começo!".


Monday, July 04, 2011

Olá Amigos, peço desculpas pela ausência (de novo), mas agora estou voltando....Fui operada de apendicite, e fiquei uns dias de molho. Muita coisa se acumulou e ainda estou correndo para voltar tudo no lugar.
Ontem estive em Campinas, visitando a Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera. Fiquei encantada com o Kids deles. O espaço é lindo e muito bem organizado!
Na parede eles colocaram um painel super gracinha da Arca de Noé feito em EVA. Como fica bem no alto, sai um pouco do alcance das crianças e deixa a sala com um colorido bem bacana.
Em um cantinho, colocaram almofadinhas para os pequenos (olha que capricho). Fico muito feliz quando vejo o zelo e a preocupação em fazer com que a Casa de Deus seja um lugar onde as crianças queiram estar.


Outra idéia que achei muito interessante, foi o painel magnético na parede. Super fácil de fazer e fica muito bonitinho. Pode ser usado para decorar a sala, como também para fazer as ministrações ou até mesmo usar para promover alguma atividade com as crianças.


Painel magnético ao fundo
Não fiquei na sala o tempo todo, mas pude acompanhar uma atividade super simples, mas que as crianças adoraram. Tinha um peixe na parede e as crianças foram incentivadas a "colorir" usando adesivos redondos.

O resultado deu muito certo e todas participaram. Esta idéia pode ser usada para as mais diversas ministrações. Você pode fazer um peixe e ministrar sobre A Criação, Jonas, a multiplicação dos pães e peixes, etc... Como também pode fazer qualquer outro elemento. Ex: uma girafa e as crianças colocam as pintinhas. Ou uma árvore e as crianças colam as frutas... enfim, idéias não faltam e os pequenininhos conseguem participar numa boa!

atividade de colar adesivos
Boa Semana!!
Bjos