Wednesday, June 10, 2009

Escola Bíblica de Férias

Estamos em Junho e daqui a pouco chegam as férias.... o que fazer com as crianças???
Vou tentar postar durante esse mês idéias de brincadeiras e atividades para fazermos com as nossas crianças para aue o mês de julho não passe em branco, ok??

DIVERSÃO e MINISTRAÇÃO

Há mais ou menos uns 2 anos, fizemos em nossa igreja uma espécie de "bingo musical"* com as crianças. Foi muito legal e divertido, e todas participaram, e hoje, ao fuçar na internet, encontrei um site que monta cartelinhas** com desenhos para que você possa fazer o bingo.
E como a atividade é apenas uma parte da ministração, você pode usar algumas das idéias abaixo e fazer o bingo/ brincadeira de acordo com o tema da sua aula.

Mas, como funciona??
Muito simples: A ministração pode ter temas variados e para cada tema, você irá adaptar esse jogo, que funciona de mesma forma que um bingo (com cartelas), mas ao invés dos números, os elementos da cartela são substituídos por imagens de objetos.
Regras: cada criança recebe uma cartela com uma série de 09 ou 16 desenhos e a cada rodada ela deverá marcar a imagem de acordo com o que ela ouviu.
Exemplo: o som é um latido, ela irá conferir na cartela se ela tem um cachorro.
Ganha quem completar uma fileira ou coluna primeiro.

Idéias para ministrar
"Aprendendo a ouvir a voz do Senhor" (com som de vozes variados, se sua equipe for grande, você pode gravar a voz do pastor, dos tios, dos líderes do louvor, etc), Você pode gravar frases como: “Jesus te ama”, “Deus é fiel”, “O Senhor é meu pastor”, etc.e na cartelinha, escreva os nomes de cada uma das pessoas que gravou a mensagem. As crianças terão que descobrir quem está falando.
Na ministração, enfatize como Deus fala conosco através da sua palavra, e que quanto mais conhecemos ao Senhor, quando mais lemos a Bíblia, mais sabemos o que Ele espera de nós e o que deseja para as nossas vidas.

"Conhecendo a criação" (com barulhos dos animais: gato, cachorro, passarinho, etc), Tudo o que Deus fez é maravilhoso. “E viu Deus que isso era bom”. Há várias formas de ministrar sobre a criação, e você pode fazer esse jogo com as crianças de 04 a 06 anos.
Se achar muito complicado gravar o som dos animais, faça assim: escreva o nome de cada um deles em papéis separados, coloque em uma sacolinha e sorteie um de cada vez, e a medida que for tirando, imite os animais com gestos e sons para ver se as crianças descobrem. Elas certamente se divertirão bastante!!!
A ministração poderá ser sobre a arca de Noé ou sobre a Criação.

Uma outra opção é usar os "Salmos 150" (com sons de diversos instrumentos) e fazer um louvorzão no final.
Você poderá:
a) gravar os sons dos instrumentos,
b) simular com gestos cada um deles (guitarra, bateria, flauta, piano)
c) levar instrumentos pequenos e colocá-los dentro de um saco (gaita, flauta, pandeiro, chocalho, tambor, etc)
d) recortar as imagens dos instrumentos, sortear e pedir para que as crianças simulem o som.

ACHOU MUITO COMPLICADO??? deixe seu comentário se não entender alguma coisa... sua dúvida pode ser a de outros também...

Para as cartelinhas:
http://www.toolsforeducators.com/bingo
ATENÇÃO: ao escolher um tema, você deverá escolher 15 imagens diferentes - o site disponibiliza a lista em onglês) para que o programa possa montar as cartelinhas. Depois, é só imprimir.
lá você encontra diversas opções como frutas, instrumentos musicais, animais, etc…
Nem todos os desenhos são legíveis (como vocês podem ver, alguns tem cara de cartoon…, mas vale pelo fato de fazerem as cartelinhas diferentes.

Tuesday, June 09, 2009

Recursos visuais para as aulas.

No site: http://www.theideadoor.com/

(o site foi alterado dias após essa postagem... peço desculpas por não encontrar todas as imagens)
 http://www.theideadoor.com/index.php?option=com_content&view=article&id=562&Itemid=872
você pode encontrar vários desenhos que poderão auxiliar sua aula.

Muitos deles tem uma carinha um pouco antigae a resolução (qualidade das imagens) não é das melhores, mas ainda assim são ótimos porque ajudam bastante quando faltam recursos.

Na seção Nursery, você pode encontrar atividades para fazer com os menores.
Vale a visita. Você pode fazer o download do JPG ou da imagem em PDF.

Confira algumas imagens abaixo retiradas do site.



Desenho bonitinhos para colorir

Olá,

Achei um site com desenhos bem bonitinhos para colorir.
não são muitos, mas o site traz alguns temas bem conhecidos como a parábola da ovelha perdida, o primeiro milagre, a multiplicação dos pães e peixes e outros...


Para mais imagens acesse: http://www.biblewonderland.co.uk/ e clique em downloads + activities.