Wednesday, August 01, 2007

DIA DOS PAIS (vejam posts anteriores)

Poesia retirada do site: http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=352

Pai
de Emílio Carlos
(As criança entram. Cada criança faz uma fala. Outra opção é todas falarem juntas. Enquanto falam elas fazem gestos de mímica que ilustrem o que elas estão falando).(Música: dedilhado de guitarra/violão ou de teclado)
Quando eu era pequenino
Você me segurou
Com suas mãos grandes e fortes
Você me amparou
A luz forte do hospital
Eu abri os olhos meio assim
E naquela hora eu pude ver
Que você sorriu pra mim

Você me levou pra casa
Cuidou da mamãe e de mim
E no meio da madrugada
Vinha sempre olhar pra mim

Quando eu comecei a falar
Eu também te chamava
Dizia “pa” e depois “papa”
Dizia papai e te abraçava

Quando eu comecei a andar
Segurava forte na sua mão
E me equilibrava meio sem jeito
Pra não cair no chão
Na hora em que eu me machucava
Era pra mamãe que eu corria
Mas na hora de fazer farra
Era você que eu queria

A gente já soltou pipa,
Até andou de bicicleta
E se lembra de quando
Eu vesti sua cueca?

Brincou de cavalinho
Jogou bola de montão
E se lembra de quando
Fomos ao parque de diversão?

Nesse dia de alegria
Tenho uma coisa a dizer:
Quando eu crescer
quero ser igual a você.

Tuesday, July 31, 2007

Desenvolvendo os 5 sentidos ....

· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

· Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?

· Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

· Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.


· Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero.

(idéias retiradas do site): http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/esquemacorporal.doc
BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Já que estamos trabalhando os 5 sentidos, achei legal passar algumas brincadeirinhas.... podem ser úteis para ativar alguns sentidos....
Todas retiradas do site: http://cyberamelia.uol.com.br/cyberbaby/brincadeiras_vovo.htm

Caixa de surpresas
para crianças de 6 a 12 anos
Objetivos:
desenvolver a memória visual e a concentração
Como brincar: coloque numa caixa vários objetos grandes e diferentes. A brincadeira consiste em retirar um objeto de cada vez e deixá-los expostos durante 10 segundos. Em seguida, são colocados na caixa novamente. As crianças, individualmente ou em grupo, fazem uma lista dos objetos vistos: cada coisa lembrada vale um ponto. Se o jogo estiver muito fácil, elas deverão fazer a lista dos objetos na seqüência em que foram mostrados: cada um deles vale 5 pontos e os que são lembrados fora de ordem valem 3 pontos.

Minha tia chegou de Paris
para crianças de 6 a 10 anos
Objetivos:
desenvolver a memória, atenção, audição, originalidade
Participantes: três ou mais crianças
Como brincar: "minha tia chegou de Paris e me trouxe um.... vestido". Sentados em forma de círculo, os participantes repetem a frase inicial da brincadeira e o nome dos objetos na ordem que ouviram, acrescentando sempre mais um. Para crianças maiores, pode-se dificultar o jogo acrescentando um qualificativo a cada objeto (por exemplo: chapéu azul, etc). Se quiserem eles podem acrescentar a mímica, e cada criança não só adivinha o que é, como também repete o gesto que a outra fez anteriormente.

Quem gritou?
para crianças de 7 a 12 anos

Objetivos: desenvolvimento da audição, poder de concentração e socialização
Participantes: quatro ou mais
Como brincar: as crianças foram uma roda. Uma delas fica no centro, de olhos vendados. As outras giram em torno. A um sinal, param de rodar e soltam as mãos. A que está no meio toca um dos participantes com uma varinha. Este deve imitar o grito de um animal qualquer, três vezes. A criança do centro deve reconhecer a voz de quem gritou. Se adivinhar, trocará de lugar com ela.

Simão disse...
para crianças de 7 a 12 anos
Objetivos: atenção, domínio e rapidez de execução
Participantes: quatro ou mais
Como brincar: um dos participantes é o líder e fica na frente das outras crianças, que devem permanecer enfileiradas. As crianças devem fazer tudo o que o líder mandar, mas somente quando as ordens vierem precedidas da frase: "Simão disse..." Se os participantes executarem uma ordem que não for precedida por essa frase ou não executarem alguma em que se diga a frase, são eliminados da brincadeira ou pagam uma prenda.