Tuesday, July 31, 2007

BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ

Já que estamos trabalhando os 5 sentidos, achei legal passar algumas brincadeirinhas.... podem ser úteis para ativar alguns sentidos....
Todas retiradas do site: http://cyberamelia.uol.com.br/cyberbaby/brincadeiras_vovo.htm

Caixa de surpresas
para crianças de 6 a 12 anos
Objetivos:
desenvolver a memória visual e a concentração
Como brincar: coloque numa caixa vários objetos grandes e diferentes. A brincadeira consiste em retirar um objeto de cada vez e deixá-los expostos durante 10 segundos. Em seguida, são colocados na caixa novamente. As crianças, individualmente ou em grupo, fazem uma lista dos objetos vistos: cada coisa lembrada vale um ponto. Se o jogo estiver muito fácil, elas deverão fazer a lista dos objetos na seqüência em que foram mostrados: cada um deles vale 5 pontos e os que são lembrados fora de ordem valem 3 pontos.

Minha tia chegou de Paris
para crianças de 6 a 10 anos
Objetivos:
desenvolver a memória, atenção, audição, originalidade
Participantes: três ou mais crianças
Como brincar: "minha tia chegou de Paris e me trouxe um.... vestido". Sentados em forma de círculo, os participantes repetem a frase inicial da brincadeira e o nome dos objetos na ordem que ouviram, acrescentando sempre mais um. Para crianças maiores, pode-se dificultar o jogo acrescentando um qualificativo a cada objeto (por exemplo: chapéu azul, etc). Se quiserem eles podem acrescentar a mímica, e cada criança não só adivinha o que é, como também repete o gesto que a outra fez anteriormente.

Quem gritou?
para crianças de 7 a 12 anos

Objetivos: desenvolvimento da audição, poder de concentração e socialização
Participantes: quatro ou mais
Como brincar: as crianças foram uma roda. Uma delas fica no centro, de olhos vendados. As outras giram em torno. A um sinal, param de rodar e soltam as mãos. A que está no meio toca um dos participantes com uma varinha. Este deve imitar o grito de um animal qualquer, três vezes. A criança do centro deve reconhecer a voz de quem gritou. Se adivinhar, trocará de lugar com ela.

Simão disse...
para crianças de 7 a 12 anos
Objetivos: atenção, domínio e rapidez de execução
Participantes: quatro ou mais
Como brincar: um dos participantes é o líder e fica na frente das outras crianças, que devem permanecer enfileiradas. As crianças devem fazer tudo o que o líder mandar, mas somente quando as ordens vierem precedidas da frase: "Simão disse..." Se os participantes executarem uma ordem que não for precedida por essa frase ou não executarem alguma em que se diga a frase, são eliminados da brincadeira ou pagam uma prenda.

No comments: