Thursday, April 19, 2007

Dicas de Livros
Sempre que posso visito sites e fico fuçando na internet assuntos que me interessam. Nem sempre uso na hora, mas são excelentes quando precisamos daquela "carta na manga".
Da mesma forma faço com livros. Passo aqui e ali, olho esse e aquele, vejo quais me interessam e vou formando uma mini biblioteca em casa. Quando preciso, estão sempre à mão.
Então, hoje a minha dica é sobre livros.
Esse livro chama-se "Desenhando com os dedos" e é da Editora Panda.
O livro é uma grande fonte de inspiração para as crianças desenvolverem suas habilidades motoras e suas próprias técnicas de desenho, bem como exercitarem sua imaginação. O professor pode pedir que elas criem no papel uma seqüência de imagens e depois construam oralmente uma história. Ao final das apresentações, poderá ser organizada uma exposição dos trabalhos. Tem diversas idéias de desenhos simples, até mesmo para alguns tios e tias que não sabem como desenhar....

E por falar em desenho, esse livro é bem interessante. São 10 livrinhos (vendidos juntos) com o passo a passo de como desenhar. Bem interessante para quem não tem muita idéia. Chama-se "Primeiras aulas de Desenho" e é da Editora Brasileitura.

O livro a seguir também é muito legal. Já vi até para vender no Wallmart. Só não vi o preço. Tem os exemplares menores (cada um com um tema) e uma edição completa.

Os desenhos são bem bonitinhos, vale a pena. Chama-se "Histórias de Bíblia para colorir" (editora Todo livro) e o aprendendo e colorindo com a Bíblia, que é uma coleção dividida pelos temas. Outro livro bem interessante, mas com o preço um poquinho salgado é "O livro dos Jogos e das brincadeiras para todas as idades" (editora Leitura) apresenta uma série de jogos e ativividades que você pode propor para as crianças. São jogos que vão desde os tradicionais amarelinha, pique-esconde, pega-pega até brincadeiras diferentes, com cordas, bolas e outras idéias legais.

Mais uma dica para tios e tias, é o livro "Técnicas de contar histórias" (Informal Editora) tem técnicas para transformar suas aulas em momentos mais interessantes. As dicas vão desde a teoria como ambientação, uso da voz, até recursos auxiliares como criar cenários, fantoches e utlização de diversos recursos. A única que parte que não usamos são os textos, que são de histórias clássicas infantis e do folclore nacional. O livro tem quase 250 páginas e é muito legal! Principalmente se você está começando agora e não tem muito jeito com essa arte.
A imagem não está muito legal, mas se precisar de mais informações, acesse o site:

No comments: